Através do Projeto Mais Educação, Governo Federal torna realidade a inclusão digital dos alunos de escolas públicas.
Criado em 2008, o Projeto Mais Educação promove educação em tempo integral, especialmente para alunos em área de risco social. No 1º e 2º turnos, a escola oferece atividades culturais, esportivas, recreativas e aulas de recuperação para quem precisa. Em 2010, dez mil escolas estaduais e municipais participam do programa.
Dentre as muitas atividades oferecidas está a Informática, que é a oficina preferida da garotada. Veja o que diz Mª Beatriz, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual no Município de São Gonçalo.
- É muito legal, porque aprendemos a mexer com o computador, aprendemos Matemática através de jogos e as aulas são divertidas.

De acordo com o monitor de Informática, Marcos Fabrício Pereira, alguns alunos já frequentam Lan Houses, mas os que nunca tiveram contato com o PC se encantaram na 1ª aula. Para ele o grande desafio é desenvolver a digitação de textos, por causa da falta de noção da escrita pelo computador. O professor Marcos Fabrício utiliza ferramentas de produtividade de textos e jogos matemáticos queajudam no processo de aprendizagem dos alunos. Em sua opinião, laboratórios maiores, com mais computadores disponíveis, atenderiam um quantitativo maior de alunos.
Dentre as muitas atividades oferecidas está a Informática, que é a oficina preferida da garotada. Veja o que diz Mª Beatriz, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual no Município de São Gonçalo.
- É muito legal, porque aprendemos a mexer com o computador, aprendemos Matemática através de jogos e as aulas são divertidas.
De acordo com o monitor de Informática, Marcos Fabrício Pereira, alguns alunos já frequentam Lan Houses, mas os que nunca tiveram contato com o PC se encantaram na 1ª aula. Para ele o grande desafio é desenvolver a digitação de textos, por causa da falta de noção da escrita pelo computador. O professor Marcos Fabrício utiliza ferramentas de produtividade de textos e jogos matemáticos queajudam no processo de aprendizagem dos alunos. Em sua opinião, laboratórios maiores, com mais computadores disponíveis, atenderiam um quantitativo maior de alunos.
Como podemos observar, a inclusão digital nas escolas, caminha ainda a passos lentos, não atendendo ainda a demanda necessária, mas os primeiros passos estão sendo dados e a sociedade espera que mais programas como esse continuem sendo colocados em prática, aumentando não só os recursos tecnológicos, mas também o humano, capacitando professores e técnicos para a realização do trabalho.


Muito legal seu blog!!!
ResponderExcluirÉ muito bom saber que projeto como esse vem sendo desenvolvido nas nossas escolas públiacas. Sei que não é uma realidade vivencida por todos, mas já é um bom começo.
Acho qué muito válida essa iniciativa para conseguirmos dar oportunidades aos alunos, projetos como esse devem sempre existir e com certeza ser aprimorado.
ResponderExcluirE concordo também na qualificação do professor, pois os recursos tem que ser sempre bem utlizados.
Muito bom saber dessas iniciativas oportunizando a inclusão digital. Realmente, quanto mais pessoas tendo esse acesso melhor.
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog!!!